Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Gestao Sustentavel Agricultura

Gestão Sustentável na Agricultura

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou no último dia 19/03/2014 a 2ª edição do Livro “Gestão Sustentável na Agricultura”, a obra reúne exemplos de eficiência e de sucesso em Gestão Sustentável na Agricultura.

“O objetivo é divulgar e orientar, no Brasil e no exterior, casos de sucesso em gestão sustentável no agronegócio brasileiro; servir de referência, sensibilizar e orientar os produtores a adotarem práticas modernas em suas atividades; ampliar os canais de diálogos entre o Ministério, o setor e a sociedade e estabelecer parcerias”, explicou o chefe da Assessoria de Gestão Estratégica do Mapa, João Cruz.

A primeira edição foi lançada em março de 2013 com tiragem de 5 mil exemplares, que foram distribuídos as empresas participantes, universidades, institutos de pesquisa, entre outros e também pode ser acessado em sua versão digital neste link.

A segunda edição recebeu as inscrições de projetos em setembro de 2013 e foi lançada em março de 2014 também com uma tiragem de 5 mil exemplares e pode ser acessado em sua versão digital neste link.

Os projetos selecionados para a 2ª edição contemplam 8 ações:

  1. Associação Nacional de Defesa Vegetal: Programa Agro+: por uma agricultura mais sustentável – projeto realizado no Espírito Santo que visa profissionalizar os produtores rurais noas aspectos sociais, ambientais e de boas práticas agrícolas para que tenham fazendas sustentáveis.
  2. Fundação Espaço ECO: AgBalance TM – Ferramenta que avalia a sustentabilidade de produtos e processos na agricultura baseada na norma NBR ISO 14040 (Avaliação de Ciclo de Vida).
  3. Banco do Brasil: Programa ABC – programa que investe na Agricultura de Baixo Carbono, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa (GEE) oriundas das atividades agropecuárias.
  4. COCARI: Projeto Olho D’Água – projeto onde os produtores aprendem a preservar os recursos naturais de suas propriedades, identificando, restaurando e protegendo a qualidade das nascentes
  5. EMBRAPA Trigo:Trigo de Duplo Propósito – desenvolvimento de cultivar com ciclo de desenvolvimento tardio, com potencial para produção de forragem e grãos na mesma área, diminuindo a escassez de alimento para os ruminantes e evitando a propagação de doenças pelo plantio continuado de aveia preta e azevém.
  6. FIBRIA Celulose: Programa Colmeias – projeto que utiliza áreas da Fibria para exploração apícola.
  7. KORIN Agropecuária: Desenvolvimento das cadeias de valor da Korin – o programa da empresa foca o desenvolvimento de elos entre os participantes da sua cadeia de produção, incentivando a agricultura natural em todos os níveis.
  8. Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – inpEV: Eliminação de BHC e outros agrotóxicos proibidos por Lei – programa que integra forças de setores públicos e privados para eliminação de resíduos proibidos por lei.

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *