Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Fungos Soja

Guia Gratuito para Identificação de Fungos na Semente de Soja

A Embrapa Soja lançou essa semana o Guia Prático para Identificação de Fungos mais frequentes em Semente de Soja. A publicação tem duas versões uma impressa que pode ser adquirida junto ao setor de publicação da Embrapa Soja e outra online e gratuita.

A publicação apresenta uma das metodologias mais utilizadas na análise de sementes de soja e traz imagens e desenhos das estruturas dos principais fungos que ocorrem em sementes de soja.

Os microorganismos foram classificados em três grupos: patógenos importantes; fungos de armazenamento e contaminantes. “São imagens bastante ilustrativas, o que permite ao analista fazer a identificação dos patógenos com segurança”, explica o pesquisador da Embrapa Soja Ademir Henning, autor da publicação. O Guia é dirigido aos técnicos que atuam nos laboratórios de análise de sanidade de sementes.

Dentro de um sistema de produção de sementes de soja, a adoção de um programa de controle de qualidade é essencial para assegurar a produção de sementes de alta qualidade. Para Henning a qualidade da semente está relacionada a quatro componentes: qualidade fisiológica (sementes com altos vigor e germinação); qualidade sanitária (sementes livres de patógenos que poderão ser a fonte de doenças); qualidade genética (sementes livres de misturas com sementes de outras cultivares) e qualidade física (livre de contaminantes).

Henning diz que a análise sanitária da semente de soja, associada ao teste de tetrazólio (Diagnóstico Completo da Qualidade da Semente – DIACOM), apresenta subsídios para indicar o melhor tratamento da semente com fungicidas e pode ainda fornecer informações importantes sobre os problemas de baixa qualidade da semente. “A identificação dos fungos, portanto, é importante para auxiliar na tomada de decisão que irá corrigir, de forma mais eficaz, as causas do problema”, explica Henning.

O E-book “Guia Prático para Identificação de Fungos mais Frequentes em Sementes de Soja” está disponível para download clicando aqui.

Fonte: Embrapa Soja

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *