Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Mapeamento Digital Do Solo Brasileiro

Mapeamento digital do solo brasileiro

A Embrapa lançou recentemente o mapa digital de carbono orgânico dos solos brasileiros, um projeto que une modelagem matemática e conhecimentos levantados em campo e que pode auxiliar diversos programas de conservação de recursos naturais, entre eles o Programa ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono).

O novo sistema tem a vantagem de utilizar informações ambientais disponíveis como dados a respeito de solo, relevo, material de origem, clima, associando-os a métodos matemáticos estatísticos para inferir informações em locais não medidos.

“No mapeamento digital de solos (MDS) usamos modelos matemáticos e estatísticos para, com base nas informações de solos existentes, predizer outras que não foram medidas, mas que estão correlacionadas através das variáveis ambientais que determinam a formação dos solos”, diz a pesquisadora Maria de Lourdes Mendonça Santos, da Embrapa Solos.

O mapa de solos do Brasil possui escala de 1:5.000.000, ainda muito aquém dos mapas que são desenvolvidos em outros países como a Dinamarca que tem seu solo totalmente mapeado numa escala de 1:5.000, outros como os Estados Unidos, que possui uma extensão territorial semelhante a brasileira possui detalhamento na escala de 1:10.000.

“É urgente que nosso País invista no conhecimento maior de seus solos sob pena de ficar para trás em alguns desafios globais, como a segurança alimentar, a produção de bionergia, as mudanças climáticas e a própria sustentabilidade da agricultura brasileira. Não se pode planejar o uso da terra, realizar zoneamentos e definir políticas públicas para a agricultura, sem o conhecimento atualizado do recurso solo, que juntamente com a água, devem fazer parte da agenda brasileira de prioridades para o setor produtivo e ambiental”, completa a pesquisadora.

mapa solo

Mapa digital do solo Brasileiro – Embrapa Solos (Imagem: Divulgação)

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *