Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Calendario Plantio

Ministério da Agricultura divulga calendário oficial de plantio para 2015

O Ministério da Agricultura e Abastecimento divulgou neste começo do mês de abril o calendário de plantio para 2015.

O calendário indica as janelas por cultura (Algodão, Arroz, Milho 1ª safra, Milho 2ª safra, Soja e Trigo) e região (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).

Segundo informações do Ministério o algodão começa a ser plantado mais cedo, em outubro, em São Paulo e no Paraná. O plantio segue de novembro a fevereiro em estados do Centro-Oeste, do Sudeste e na Bahia. Na região Nordeste, a época de plantar se estende até meados de junho. A colheita da pluma ocorre basicamente entre os meses de abril e setembro, tendo início um pouco antes nos estados que plantam mais cedo, ou seja, São Paulo (fevereiro) e Paraná (Março). A cotonicultura é realizada em 15 estados brasileiros e cerca de 85% da área plantada está concentrada em Mato Grosso e na Bahia.

A maior área plantada de arroz no Brasil está no Rio Grande do Sul. A expectativa para esta safra 2014/2015 é de que a extensão chegue a 1,1 milhão de hectares. No estado, o plantio começa em setembro e segue até dezembro e a colheita ocorre entre os meses de fevereiro e maio. Nos demais estados, o plantio varia entre os meses de agosto e abril e a colheita entre janeiro e setembro, sendo que o Rio Grande do Norte também colhe o grão nos meses de novembro e dezembro.

O plantio do milho primeira safra começa, na maioria dos estados, em setembro e segue até dezembro. A colheita vai de fevereiro a junho. As datas de plantio e colheita variam bastante na região nordeste, na qual cada estado começa a plantar e a colher em meses diferentes. Já o milho segunda safra, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, é plantado entre janeiro e março e colhido entre maio e setembro. Nas demais regiões, o plantio varia entre os meses de janeiro e julho e a colheita entre maio e dezembro.

A previsão para a safra 2014/2015 de trigo é de que a área plantada tenha um aumento de cerca de 20% em relação a última safra, o que corresponde a aproximadamente 505 mil hectares, alcançando 2,7 milhões de hectares plantados. As regiões onde se planta o cereal são o Centro-Oeste e o Sudeste. O plantio varia entre os meses de fevereiro a julho e a colheita vai de julho a dezembro.

Observar as datas previstas no calendário são fundamentais para prazos de financiamento e uso de seguro agrícola.

Veja o calendário abaixo ou clique aqui para fazer download.

Calendario-plantio

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *