Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Minor Crops

Minor Crops começam a ter agrotóxicos regulamentados

Aproximadamente 80 minor crops – culturas pequenas, de menor importância econômica – começaram a ser incluídas a monografia de ingredientes ativos autorizados.

Com a publicação da Instrução Normativa n. 01 de 30 de setembro de 2014 o processo para solicitar novos registros de produtos para determinada cultura passou a ser simplificado para o grupo de minor crops. A atuação de um grupo de trabalho (GT) foi determinante neste processo, segundo Álvaro Inácio, fiscal federal agropecuário do Mapa que também trabalha no GT “A norma flexibiliza a apresentação de alguns estudos pelas empresas. Para comprovar a eficácia só é necessário apresentar um laudo dizendo, resumidamente, que o produto funciona para controlar uma praga, em uma cultura específica, com determinada prática agrícola. Isso funcionou como um incentivo para a cooperação do setor”.

A expectativa do GT agora é que com a inclusão destas culturas à lista da monografia de ingredientes ativos autorizados o número de não-conformidades, conforme foi levantado no monitoramento do PARA, diminua drasticamente e o cultivo deste produtos se tornem mais seguros para agricultores, consumidores e meio-ambiente.

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *