Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Recuperacao Pastagens

Pecuaristas do MT agora podem recuperar pastagens sem necessidade de Licença Ambiental

O estado do Mato Grosso é o que possuí o maior rebanho bovino do país e vinha enfrentando dificuldades com a recuperação das pastagens devido a uma lei que exigia uma Licença Ambiental para recuperação de pastos.

Leis similares existiam até bem pouco tempo atrás em todo o país, mas vem, estado por estado, deixando de existir. Em 2012 São Paulo e Maranhão deixaram de exigir licença ambiental para a recuperação de pastos por meio de correção do solo e novo semeadura de sementes. Em São Paulo ainda é necessário apresentar a Declaração de Conformidade da Atividade Agropecuária, mas em outros estados não é necessário mais nenhuma documentação.

Em 2013 o estado do Paraná também incluiu a atividade de recuperação de pastagens como de baixo impacto, mas só na última semana, em 12 de fevereiro de 2014, é que foi publicado no Diário Oficial do Mato Grosso que não há mais necessidade de requerer licença ambiental para a realização de recuperação de pastos, por meio de correção do solo e nova semeadura de sementes de pastagens, em áreas de pastagens degradadas e para a formação ou recuperação de pastagens, inclusive operações de destoca, catação de raízes, construção de leiras e limpeza de terreno rural.

A medida é uma demanda antiga do setor e significa um avanço no processo de desburocratização do sistema, o superintendente da Acrimat, Luciano Vacari comentou à imprensa que o licenciamento trazia muitos transtornos aos pecuaristas do estado, pois “os procedimentos precisam ser feitos em um período exato do ano, antes das chuvas, e que os atrasos para liberação por parte do órgão ambiental muitas vezes impedia que a recuperação fosse feita.”

Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) apontam que mais de 2 milhões de hectares de pastagem estão degradados em Mato Grosso, o que corresponde a cerca de 10% do total da área voltada para pecuária.

Agora é fazer o levantamento, analisar o solo e escolher as melhores estratégias para recuperar as pastagens degradadas! Aproveite e entre em contato com nossa equipe para realizar a sua análise de solo!

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *