Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Safra2017 2018

Plantio avança no Paraná e deve ganhar força nos demais estados nos próximos dias

Levantamento do DERAL aponta que o plantio de soja no Paraná atingiu 51% esta semana, aproveitando as pancadas de chuvas no estado, produtores aceleraram o plantio durante o feriado de 12 de outubro e percentual plantado já ultrapassa a safra anterior (51% em 2017 conta 47% em 2016). As perspectivas são boas já que 99% da área plantada está em boas condições, o 1% em condições medianas estão concentradas na região de Pato Branco. A região de Toledo e Cascavel já estão próximas da finalização do plantio, com 95% das áreas já cultivadas.

O estágio de desenvolvimento está ligeiramente atrasado, devido ao início do plantio um pouco atrapalhado pelo clima – 59% das lavouras estão em germinação e 41% em desenvolvimento vegetativo. No ano passado, 33% germinavam e 67% estavam em desenvolvimento vegetativo. Mas a boa notícia é que as chuvas vão continuar em bom ritmo e não devem prejudicar o desenvolvimento nas próximas semanas.

A chuva que não tem avançado para o centro-sul, e atrasado o plantio nos estados do MS, SP e MT, também deve chegar entre o final desta semana e começo da próxima, o que deve acelerar o plantio nos outros estados produtores de soja.

A região sul do Mato Grosso do Sul, conta com melhores condições de umidade no solo e o plantio também deve acelerar nesta semana. No estado, levantamento do SIGA MS, aponta 33% de área plantada com soja, sendo 45% na região de Naviraí.

Já no Mato Grosso, levantamento do IMEA aponta que a área cultivada até o momento está em 14,4% contra 30% na mesma época do ano passado.

Ainda no estado do Paraná o plantio de milho segue avançado, chegando a casa de 76% da área prevista com 83% em boas condições.

Agora é acompanhar o desenvolvimento das plantas e começar o monitoramento nutricional assim que o terceiro trifólio estiver pronto para ser amostrado. Com previsão de veranicos em dezembro, acompanhar a nutrição da planta para garantir uma boa resistência a estresses hídricos será fundamental.

Fale com nossa equipe comercial e contrate um pacote de Analises Foliares! Garanta a segurança de sua safra!

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *