Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Sima

Salão da Agricultura de Paris destaca agricultura orgânica

Vai até o final de fevereiro o SIMA (Paris Internaciontal Agribusiness Show), feira que é realizada a cada dois anos e tem como tema principal este ano a “Inovação em primeiro lugar”.

A feira traz inovações nos setores de equipamentos, culturas de larga escala, tropicais e especializadas e também no fator humano da produção.

A área técnica também destacará a relação entre a agricultura, pecuária e as mudanças climáticas, a chamada agroecologia, que é foco da atenção do governo francês.

Seguindo a linha agroecológica, os produtos orgânicos têm um setor especial dentro do salão e se tornam cada vez mais populares no país, como ressalta Elisabeth Mercier, diretora da Agência Francesa para o Desenvolvimento e a Promoção da Agricultura Orgânica.

“Em 2014 os consumidores residentes na França confirmaram o seu interesse pelos produtos orgânicos. No total, o crescimento no consumo foi de 10% em relação a 2013. Isso mostra um movimento que vem crescendo ao longo dos anos. A compra de produtos orgânicos dobrou de 2007 a 2012, e a tendência continua”, diz. “O setor agrícola também se desenvolve para atender a essa demanda. Houve um aumento das áreas cultivadas e do número de produtores e processadores com o compromisso de colocar os produtos no mercado à disposição dos consumidores.”

Os números, que Elisabeth revela com orgulho, impressionam: atualmente na França, há mais de 1,1 milhão de hectares cultivados organicamente, 25,5 mil fazendas e 13 mil processadores. “É um setor que gera muitos empregos. Temos mais de 63 mil empregados nas fazendas orgânicas e 27 mil processadores e distribuidores, o que soma mais de 90 mil empregos diretos, além dos indiretos, como nos estabelecimentos mistos, por exemplo.”

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *