Trigo 2018

Será 2018 um ano bom para o Trigo brasileiro?

Apesar do mercado do trigo em grão seguir com baixa liquidez algumas cooperativas têm elevado ainda mais os preços pagos aos produtores no intuito de estimular a semeadura nesta temporada.

Segundo colaboradores do Cepea os moinhos continuam abastecidos por mais 60 dias, demandando pontualmente alguns lotes, enquanto vendedores indicam preços bem maiores aos registrados em meses anteriores.

As notícias de que o Brasil pode ficar sem trigo argentino até o final do ano pode também contribuir para a decisão dos produtores no planejamento da safra de inverno.

O trigo argentino é vital para o abastecimento do Brasil (influenciando inclusive os preços no mercado nacional), mas segundo o site do Ministério da Agricultura Argentino o país pode ficar sem trigo até o fina do ano. No site a informação é de que faltam 5,3 milhões de toneladas para serem comercializadas, uma vez que 17,5 milhões de toneladas já foram compradas pelos exportadores.

“Ora, o ritmo de uso da Argentina é de, a grosso modo, 500 mil tons/mês para os moinhos e 500 mil tons para a exportação (que está muito ativa). Isto significa que o país precisará de aproximadamente 8 MT até o início da próxima safra. Como se vê, a disponibilidade está apertada e, como dissemos na semana passada, o mercado está ‘muy nervioso’, alguns pensando até que o país precisará importar trigo americano (a US$ 265 FOB hoje para setembro, o que daria algo como US$ 295 CIF na Argentina)”, comenta o analista da Consultoria Trigo & Farinhas, Luiz Fernando Pacheco.

De acordo com o especialista, a esperança para o Brasil seria que a safra nacional de trigo fosse maior, de qualidade média e sem problemas climáticos.

Essa é uma excelente oportunidade para o produtor brasileiro, não se esqueça que para garantir a qualidade e produtividade é fundamental o monitoramento nutricional. Na Laborsolo você conta com a análise foliar de trigo com DRIS e pode utilizar gratuitamente o SUGFOL para gerar suas recomendações de suplementação nutricional!

Fale com nossa equipe em Londrina (43) 3338-5738, Toledo (45) 3378-1202 e Passo Fundo (54) 3315-7604 para adquirir seus pacotes de análises foliares e clique aqui para fazer download do protocolo de coleta de amostras de folhas para o trigo!

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua há 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *