Labor news

2015-08-13 - Mercado Agrícola

Série Projeções do Agronegócio: Feijão (2014/2015 a 2024/2025)

Continuando a Série Projeções do Agronegócio, hoje abordaremos as perspectivas do Feijão, terceiro grão mais produzido no país, para o período de 2014/2015 a 2024/2025, lembrando que os dados são do Estudo Projeções do Agronegócio da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (AGE/Mapa) e usam como parâmetros os dados de 1994 a 2014.

A sua produção está bem distribuída no país (Sul, Sudeste, Centro-oeste e Nordeste) e acompanha de perto o potencial de consumo, sendo necessária importação, apesar de haver potencial para exportação de algumas variedades, o que ainda é pouco explorado no país.

Segundo técnicos da Embrapa Arroz e Feijão, os resultados de consumo de feijão, “refletem o que tem sido observado nos últimos anos: um ligeiro aumento do consumo aparente per capita. Mesmo que tenhamos um aumento do consumo de proteína de origem animal, o feijão representa a principal fonte de proteína vegetal. Com mudanças de hábitos de consumo, acredita-se que uma parcela crescente da população que estará buscando alimentos mais saudáveis, estará valorizando o consumo de alimentos como o feijão”.

Vale ressaltar que o nordeste, apesar de ser um grande produtor, tem importado feijão de outros estados em períodos de seca, e o Mato Grosso começou a produzir feijão para exportação.

Confira as projeções no infográfico!