Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Valorização

Terras valorizaram mais que inflação na última década: Tocantins e Mato Grosso do Sul lideram ranking

Estudo realizado pela Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (AGE/Mapa), em parceria com a Universidade de Brasília, indicam que o preço médio das terras agrícolas subiu 300% na última década, quase 3 vezes a inflação medida pelo Índice Geral de Preços.

Além de mensurar a variação nos preços de terras, o estudo também elenca os principais fatores que influenciam o comportamento dos preços. A produtividade média das áreas e elementos relevantes como as relações de troca da agricultura (baseada no valor dos insumos) e o fomento ao investimento via crédito rural entraram nas contas. Juntos, esses três elementos foram decisivos para gerar a expressiva valorização das terras brasileiras, principalmente nas regiões e expansão da produção de grãos.

Confira no gráfico abaixo, elaborado pela Gazeta do Povo a valorização estado a estado. Tocantins, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Mato Grosso foram os que apresentaram maior valorização, com mais de 500% de aumento.

valorização

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *