Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Vazio Sanitario3

Vazio Sanitário da Soja começa em 5 estados: confira a lista completa dos estados que terão vazio sanitário

Neste dia 15 de junho começou o vazio sanitário da soja em 5 estados: Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia. Nestes estados o vazio vai até o dia 15 de setembro.

No Distrito Federal e nos estados de Goiás, Tocantins e Minas Gerais o vazio sanitário começa em 1º de julho e vai até 30 de setembro.

Já no estado da Bahia o vazio sanitário da soja começa em 15 de agosto e vai até 15 de outubro.

Os estados do Pará e Maranhão possuem 2 etapas do vazio sanitário devido às diferenças climáticas.

No Pará a 1ª etapa é de 15 de julho a 15 de setembro nas microrregiões de Conceição do Araguaia, Redenção, Itaituba (com exceção dos municípios de Rurópolis e Trairão), Marabá e Altamira (distrito de Castelo dos Sonhos) e de 1º de outubro a 30 de novembro nas microrregiões de Santarém, Paragominas, Bragantina, Guamá, Altamira (com exceção Distrito Castelo dos Sonhos).

No Maranhão a 1ª etapa é de 15 de agosto a 15 de outubro nas microrregiões do Alto Mearim, Grajaú, Balsas, Imperatriz e Porto Franco e de 15 de setembro a 15 de novembro nas regiões d Baixada Maranhense, Caxias, Chapadinha, Codó, Coelho Neto, Gurupi, Itapecuru Mirim, Pindaré, Presidente Dutra e Rosário, além de Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e São Luis.

Vale destacar que o Paraguai, que faz fronteiro com Paraná e Mato Grosso do Sul também tem vazio sanitário da soja. A medida foi determinada pelo Servicio Nacional de Calidad Y Sanidad Vegetal Y de Semillas (SENAVE) e vai de 1º de junho a 30 de agosto.

Não podemos esquecer que o vazio sanitário da soja para Paraná,Mato Grosso e Goiás em 2017 deve começar mais cedo, ainda em maio, o que impedirá o plantio de soja safrinha, já que o período de plantio fica restrito até o dia 31 de dezembro.

Confira no Mapa abaixo os períodos de vazio sanitário da soja.

vazio-sanitario-grande

O vazio sanitário é um período em que o produtor não pode ter em sua lavoura plantas vivas de soja. A prática é uma das formas de manejo para evitar a ferrugem asiática. O sojicultor que não cumprir com a regra pode, inclusive, ser multado. O vazio sanitário existe atualmente em 11 estados mais o Distrito Federal.

Na soja, o vazio busca reduzir a quantidade de esporos da ferrugem durante a entressafra. Dessa forma, o objetivo diminuir a possibilidade de incidência da doença. O período, que varia de 60 a 90 dias, foi estabelecido considerando que o tempo máximo de sobrevivência dos esporos no ar, que é de 55 dias.

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *