Safra2018 2019

Vazio sanitário termina e plantio da safra 2018/2019 já avança rapidamente

Este ano o fim do vazio sanitário da soja coincidiu com um período de chuvas no oeste do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, o que tem levado muitos produtores a já acelerarem o plantio.

Segundo o DERAL (Departamento de Economia Rural), da Secretaria de Agricultura do Paraná, o plantio da soja já atingiu 9% nesta segunda-feira (17/09), enquanto o plantio do Milho (1ª Safra) já alcançou 37% da área projetada.

O rápido avanço do plantio se deve aos volumes registrados de chuva que superaram os 40 milímetros em várias regiões, assim, muitos produtores já iniciam o plantio da soja entre segunda-feira (17) e terça-feira (18). Porém, mesmo com a previsão de chuva tanto para esta semana, quando para o começo da semana que vem, a instabilidade ainda será irregular, o que mantém um sinal de cautela aos produtores.

Mesmo com o retorno das precipitações nas próximas semanas, ainda não haverá a regularização do regime de chuva definitivamente. Isso só deve ocorrer sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste na segunda quinzena de outubro, até lá a chuva irá ocorrer em forma de pancadas isoladas. O plantio de soja, no entanto, continuará avançando em suas áreas produtoras durante as próximas semanas.

Dentro de poucas semanas já teremos as primeiras áreas aptas ao monitoramento da nutrição vegetal através da Análise Foliar com DRIS, tanto para o Milho quanto para a Soja.

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua há 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *