Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Gramas Copa Do Mundo

Você sabe quais são as gramas utilizadas nas arenas da Copa do Mundo do Brasil?

manaus_aerea_arenaamazonas1404_4324

Arena da Amazônia – Com dimensão oficial de 105m x 68m o gramada da Arena da Amazônia foi feito com a grama Bermuda Tifway419, espécia que possui alta resistência ao pisoteio e rápida recuperação. Possui textura fina, com crescimento vertical médio e lateral intenso. É uma das gramas mais populares do mundo, para estádios de futebol, e suas mudas foram levadas em contêineres refrigerados até Manaus.

nacional

Estádio Nacional Mané Garrincha – O estádio de Brasília também tem 105m x 68m e foi totalmente reconstruído para a Copa do Mundo 2014. Assim como o Mineirão também conta com a grama Bermuda Celebration.

beira_rio

Arena Beira-Rio – Reformado para a Copa do Mundo, o Beira-Rio conta agora com gramado de 105m x 68m, numa posição mais centralizada que sua versão anterior, a grama escolhida também foi a bermuda Tifgrand, que aceita melhor as baixas temperaturas do sul.

cuiaba_arenapantanal1404_3881

Arena Pantanal – O estádio de Cuiabá tembém tem 105m X 68m e foi construído especialmente para a Copa do Mundo, a grama escolhida foi a Bermuda Tifgrand, conhecida pela sua resistência a altas temperaturas e boa resistência ao pisoteio. O plantio também foi realizado em mudas, que vieram do interior de São Paulo em caminhões refrigerados, foram 100 sacos com 50kg cada um, num processo que levou 16 horas e foi realizado no período noturno e matutino para fugir do calor e do sol forte.

arena_da_baixada

Arena da Baixada – Seguindo os padrões da Fifa, o estádio conta com gramado de 105m x 68m e foi replantado após a reforma. Devido às condições climáticas de Curitiba, a Arena da Baixada conta com 2 tipos de gramas. Foi inicialmente plantada a grama Bermuda Tifgrand, que tolera bem a sombra e o calor dos dias de verão e foram plantadas sementes da grama Ryegrass, para suportar o inverno. Diferente dos outros estádios até aqui, o plantio foi feito pelo sistema Big Rolls, com a colocação de blocos já formados e maduros.

arena_castelao

Arena Castelão – O estádio de Fortaleza também foi totalmente reformado para a Copa do Mundo, contando com as dimensões oficiais de 105m x 68m de gramado. Assim como em outros estádios foi utilizada a grama Bermuda Celebration pela sua melhor adaptação ao clima tropical do nordeste brasileiro. Foi o primeiro estádio a ficar pronto para a Copa do Mundo.

arena_das_dunas

Arena das Dunas – O estádio foi construído para a Copa do Mundo no lugar do antigo Machadão, contando com as dimensões oficiais de 105m x 68m foi utilizada a grama Bermuda Tifton 419, que é uma híbrida como a Tifway 419, tem origem africana e melhoramento genético norte americano, possui boa resistência ao pisoteio e não tolera áreas sombreadas, requerendo plantio a pleno sol.

belohorizonte_aerea_arenamineirao-divulgacao

Mineirão – com 105m x 68 metros, o gramado, assim como o estádio, passou por reformas. Foi utilizada a grama Bermuda Celebration, indicada para gramados esportivos em regiões de clima tropical. O plantio foi realizado em mudas, numa proporção de 60 mudas por metro quadrado, consumindo 540 mil mudas. Essa variedade, utilizada também em outras arenas da Copa do Mundo 2014, foi escolhida por apresentar pouca incidência de pragas e doenças, ser resistente ao pisoteio e apresentar rápida recuperação. Também tem como característica responder bem a fertilizantes, possuir um verde intenso e ser resistente a herbicidas.

itaipava_arena_pernambuco

Arena Pernambuco – Construída para a Copa do Mundo é a arena mais multifuncional do Mundial, permitirá a realização também de shows, feiras e convenções. Localizada na região metropolitana de Recife, na cidade de São Lourenço da Mata, o campo conta com as dimensões oficiais 105m x 68m e foi utilizada a grama Bermuda Tifway 419, que se adapta melhor ao clima quente do nordeste.

maracana

Arena Maracanã – O Maracanã foi totalmente reformado para a Copa do Mundo e seu gramado diminuiu, antes possuía 113m x 78m e agora conta com os 105m x 68m oficiais da Fifa. A grama escolhida foi a Bermuda Celebration, adequada ao clima carioca, que suporta possíveis variações de temperatura e cresce bem mesmo à sombra.

arena_fonte_nova2

Arena Fonte Nova – Construído para a Copa do Mundo, o novo estádio conta com as dimensões oficiais de 105m x 68m e também utiliza a Bermuda Celebration, adequada ao clima tropical de Salvador.

arena_corinthians

Arena Corinthians – O popular “Itaquerão” possui um dos gramados mais modernos da Copa do Mundo, o estádio construído para sedir a abertura da Copa do Mundo tem as dimensões oficiais de 105m x 68m e utiliza a grama Ryegrass (mesma variedade semeada para o inverno na Arena da Baixada), essa grama é adequada para climas amenos e foi importada dos Estados Unidos. Para evitar qualquer tipo de problema com o aumento da temperatura, há uma tubulação instalada por baixo da raiz da grama, por onde passa água gelada, caso ocorra o aumento da temperatura, a água sai a seis graus e refrigera a raiz da planta, mantendo-a entre 15 e 22 graus.

Resumindo: dos 12 gramados, 2 são Ryegrass, 5 são Bermunda Celebration, 2 são Tifway 419, 3 é Tifgrand, 1 é Tifton 419

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *