Labor news

2017-05-17 - Notícias da Laborsolo, Análise química de solo, Análise de tecido foliar

Agricultura de Alta Performance é isso! Gerenciar a fertilidade do solo para garantir produtividade, rentabilidade e baixo risco!

Será que é possível resgatar uma área degradada, que serviu 10 anos como pastagem, sem nenhuma correção de solo ou manutenção e torná-la altamente produtiva já no primeiro ano?

Acha difícil? Trabalhoso? Pois é possível utilizando os instrumentos, corretivos e fertilizantes corretos!

[caption id="attachment_19921" align="alignleft" width="300"]Lucas Endler Rosa Lucas Endler Rosa[/caption]

Essa é a história da área da família Endler Rosa, de Carazinho-RS, próximo a Passo Fundo. Eles arrendaram um talhão de sua propriedade há mais de 10 anos e o arrendatário explorou a área como pastagem durante todo esse período, sem realizar nenhuma correção do solo ou manutenção de fertilidade.

Para retomar o cultivo na área, que estava visivelmente muito degradada, era necessário fazer uma intensa recuperação do solo. Foi então que Lucas Rosa, que também é Engenheiro Agrônomo, procurou a equipe da Plantar Assessoria Rural (Representante A2P da Laborsolo no Rio Grande do Sul). Ao relatar o caso, foi sugerido pelo Engº Agrônomo Guilherme Richter Amado (sócio da Plantar) que fizesse a implantação do A2P (Agricultura de Alta Performance).

Foi então realizado o procedimento de implantação, com a coleta georreferenciada de amostras de solo para mapear as Zonas de Manejo da área e implantar o SAI (Sistema de Amostragem Inteligente). Na sequência realizou-se a correção do solo e o plantio da soja, com as adubações respeitando as carências identificadas. E, durante todo o desenvolvimento, foi feito o monitoramento da nutrição vegetal através das análises foliares.

Segundo Lucas Rosa, “foi surpreendente, conseguimos acima de 70 sacas no 1° ano de cultivo.” Ele lembra que o processo foi simples: “Implementamos o que foi pedido nas análises e obtivemos uma excelente quantidade na produção. O resultado foi muito expressivo dadas as condições que o solo estava”.

O Engº Agrônomo Roberto John, da Plantar, ressalta que a produtividade média da área foi de 73,83 sc/ha, bem acima da média da região que ficou em 52 sc/ha.

Quer saber mais sobre o A2P? Quer implantar em sua área também? Entre em contato com a Laborsolo ou com nossos representantes!

No Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Plantar Assessoria Rural Engº Agrônomo Guilherme Amado (54) 9.9936.1994 Engº Agrônomo Roberto John (55) 9.9996.7776

No Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás

De Sá Planejamento Agropecuário Engº Agrônomo Jaime Dahlem (66) 9.9962.6035

Em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná

Shōjiki Coaching em Agricultura e Pecuária Engº Agrônomo Cleber Tutida (67) 9.8141.9123 Engº Agrônomo Mauro Doyama (67) 9.9620.5040 Engº Agrônomo Rafael Tutida 43) 9.9911.3429

No Paraná

Planap Consultoria Engº Agrônomo Henrique Mazei Ponti (43) 9.9975.0337 Saiba mais em nosso site!