Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Analise Foliar Piatv

Análise de Tecido Vegetal da Laborsolo tem Nota A em programa de controle de qualidade

A Laborsolo participa anualmente do PIATV (Programa Interlaboratorial de Análise de Tecido Vegetal) realizado pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e coordenado pela ESALQ e recebeu na última semana o resultado referente ao biênio 2013/2014, obtendo nota “A” entre os laboratórios que participam do programa.

Mais uma vez a Laborsolo demonstra ao mercado que está na vanguarda da análise agronômica, recebendo nota máxima no que diz respeito a metodologia de análise foliar.

Entenda a importância do Certificado de Qualidade do PIATV

A avaliação do estado nutricional das plantas através da análise foliar é fundamental para um diagnóstico mais preciso, que gere recomendações e aplicações de nutrientes, que são produtos que envolvem grandes investimentos do agricultor, mais adequadas.

Para a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e para a Esalq, que coordenam o programa, “resultados discrepantes entre laboratórios contribuem para colocar em descrédito, junto aos leigos, a prática de análise do material vegetal, o que, além de representar um retrocesso tecnológico, pode trazer grandes prejuízos para a agricultura e para a pesquisa em nutrição de plantas”.

O PIATV baseia-se no envio de 16 amostras prontas de tecido vegetal identificadas apenas por uma numeração. A cada ano, materiais vegetais das mais variadas culturas são coletados para compor cada uma delas. Os laboratórios devem enviar os resultados de macro e micronutrientes dessas amostras respeitando prazos estabelecidos. Em cada prazo, os resultados de 4 amostras devem ser enviados, dividindo-se assim as análises ao longo do ano.

A avaliação dos resultados é realizada através de um procedimento estatístico elaborado especialmente para o Programa. Parâmetros como porcentagem de acertos e freqüência de envio de resultados são utilizados para a avaliação final, e a partir daí uma nota é dada. Esta nota ou conceito varia de A a D, de acordo com a faixa de porcentagem de acerto do laboratório. Apenas os laboratórios que obtém conceito A ou B, tem direito a um certificado de aprovação e ao uso dos selos de qualidade no ano seguinte as avaliações dos resultados.

Para mais detalhes do Programa acesse: http://www.piatv.com.br/

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *