Labor news

2018-04-02 - Notícias da Laborsolo

Equipe da Laborsolo realiza treinamento de atualização da Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025

A equipe da Laborsolo passou na última semana de março por um importante treinamento de atualização relacionado a Norma ISO/IEC 17025. A gerente de qualidade, Juliane Araújo, destaca que o treinamento teve como objetivo a interpretação da nova norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, a versão anterior de 2005 sofreu uma grande revisão, a nova versão (2017) "traz mudanças significativas na sua estrutura, no conceito de imparcialidade e de confidencialidade, na identificação do risco e oportunidades de melhoria contínua. "

A versão 17025:2017 tem um foco maior em processos e menos em requisitos documentais, "está mais voltada para o resultado da ação e menos para a forma como esse resultado é alcançado" desta Juliane.

Foi adicionado um novo item: Ações para abordar riscos e oportunidades. Essa mentalidade de risco possibilitou alguma redução em requisitos prescritivos e sua substituição por requisitos baseados em desempenho.

Há maior flexibilidade que a 17025:2005 nos requisitos para procedimentos, informações documentadas e responsabilidades organizacionais. Essa nova versão segue a lógica de processo, de acordo com a abordagem da ISO 9001-Sistema de gestão da qualidade.

Mantém-se a sua filosofia em termos de requisitos gerais focados na competência dos laboratórios de ensaio e calibração, cujo os mesmos devem assegurar que esses requisitos estejam sendo seguidos.