Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Post Labor News

ISO 17025: o que essa certificação significa para o cliente Laborsolo?

Você pode estar curioso para saber o que significa a conquista da acreditação na norma ABNT/NBR ISO 17025 para você, cliente Laborsolo. Será que isso “muda” alguma coisa?

A resposta é sim e não!

Você, que é nosso cliente, já conhece a idoneidade da Laborsolo e sabe da nossa constante busca pela excelência, inovação e soluções para o agronegócio. Acompanha a nossa história e sabe que trabalhamos com profissionais capacitados, com equipamentos e tecnologia de ponta, insumos de alta qualidade e possuímos total comprometimento com a exatidão dos resultados e veracidade de nossos laudos. Neste ponto nada muda!

Mas então o que muda?

Conquistar o selo do CGCRE/INMETRO para as análises químicas de solo e folha é a comprovação de que nossas metodologias e nossos procedimentos estão consolidados, e que a rastreabilidade das amostras e análises em nosso laboratório está garantida.

A Coordenadora da Qualidade Juliane Araújo destaca que, ao obter a acreditação do CGCRE/INMETRO, se comprova que:

  • as metodologias estão validadas, e que se conhecem as incertezas de cada método e seus limites de quantificação e detecção;
  • todos os equipamentos estão calibrados pela Rede Brasileira de Calibração (RBC) e são verificados antes do uso, passando por análises críticas e verificações intermediárias em periodicidade definida
  • é feita uma avaliação dos fornecedores e uma verificação dos reagentes críticos antes do uso
  • é feita uma verificação da água destilada usada nos ensaios
  • anualmente é realizada uma pesquisa de satisfação com os clientes e são feitas auditorias internas
  • todos os colaboradores possuem registros dos seus treinamentos mostrando que estão aptos para a realização das atividades
  • foi criado um programa anual de treinamento e o programa de treinamento individual

A Coordenadora de Atendimento e Triagem, Bárbara Vieira, destaca um dos maiores ganhos que a Laborsolo obteve com a implementação do novo processo de trabalho: “um dos maiores benefícios que ganhamos com a ISO é a rastreabilidade das amostras, e isso é uma grande vantagem da Laborsolo. Já na triagem é determinado o RG da amostra através de um código de barras e ali nosso software já define e registra todo o fluxo do que será feito com aquela amostra no laboratório“.

O Gerente de Laboratório, Alessandre Durães destaca que o principal é a confiabilidade dos resultados a partir da calibração dos equipamentos e de todos os padrões adquiridos, seguindo a ISO 17025, “o analista é habilitado para o ensaio que está realizando e tem total controle do processo, assim temos certeza de que o que estamos produzindo são resultados confiáveis para o cliente“.

Segundo o Diretor de Planejamento, Dr. Roberto Fioretto, “todos os elos do processo que vai da amostragem ao diagnóstico, e culmina em uma recomendação de manejo, têm seus erros e precisam ser executados de maneira responsável, para que as amostras sejam representativas, as análises sejam confiáveis, os diagnósticos sejam corretos e as recomendações prescrevam manejos realmente necessários e que tragam resultados. Nós temos a consciência (e fazemos um trabalho forte também nesse sentido) de que a amostragem, por ser o primeiro elo da cadeia, é um dos pontos mais críticos, pois o laboratório não tira o erro de uma amostra. Por outro lado, temos também a consciência de que fazemos parte de um elo não menos importante que é a análise, e que, enormes erros podem contaminar o processo nessa etapa se não for executada com excelência. Com nossa política de melhoria contínua, faz 30 anos que temos trabalhado intensamente para oferecer a melhor experiência em análise do mercado, e a ISO 17025 vem para ratificar tudo isso e assegurar ao nosso cliente que estamos fazendo nossa parte ao dotar nosso laboratório com o mais alto nível de qualidade, para que assim ele possa ficar tranquilo e confortável para fazer seus diagnósticos e suas recomendações. Obviamente que, se todos esses elos forem executados com qualidade, o produtor é o grande beneficiado, pois estará seguro para fazer seus investimentos e colher os resultados”

Veja o vídeo da comemoração da nossa equipe!

Nos próximos posts iremos destacar outros diferenciais importantes do nosso laboratório que, você, nosso cliente, pode não conhecer! Acompanhe!

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *