Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Laudo Analise Corretivo

Novo Laudo de Análise de Corretivos

Hoje vamos apresentar em detalhes o novo laudo de Análise de Corretivos.

Analisar os corretivos de solo (em especial o calcário) é de fundamental importância para a eficiência da correção, pois, como esses produtos são extraídos de material rochoso, é muito comum haver variabilidade de composição entre lotes.

As mineradoras costumam informar as garantias médias obtidas em uma determinada área de extração. No entanto, apesar de atualizarem essas garantias de tempo em tempo, elas ainda assim podem variar consideravelmente de carga para carga. Por isso, fazer ativamente o controle de qualidade das cargas que chegam na fazenda é uma precaução que custa pouco e garante que as dosagens que serão aplicadas seguirão corretamente a recomendação. Caso contrário, o produtor estará sempre arriscando aplicar subdoses ou superdoses, e o desempenho da produção refletirá esse equívoco diretamente no bolso.

O laudo de Análise de Corretivos até agora possuía um padrão mais simples de apresentação dos atributos analisados. Pensando em melhorar a experiência do nosso cliente, concentramos nossos esforços em produzir um laudo cuja disposição dos resultados facilitasse a visualização e interpretação da análise.

O novo laudo está dividido em Natureza Química, Natureza Física, Micronutrientes, Enxofre e Contaminantes.

No primeiro grupo (Natureza Química) são apresentadas a Umidade a 105°C, as garantias de Ca e Mg, expressas em CaO (óxido de cálcio) e MgO (óxido de magnésio), e em CaCO3 (carbonato de cálcio) e MgCO3 (carbonato de magnésio), além de Soma de Óxidos, PN (Poder de Neutralização) e PRNT (Poder Relativo de Neutralização Total), tanto na base seca quanto na base úmida (in natura).

natureza-quimica

No grupo Natureza Física, encontramos a composição granulométrica do corretivo, determinada pelas porcentagens retida e passante pelas peneiras padronizadas ABNT-10 (2,0 mm), ABNT-20 (0,84 mm) e ABNT-50 (0,3 mm), além dos valores mínimos de referência estabelecidos pela IN-35/2006 do MAPA para calcário.

natureza-fisica

Os demais blocos do laudo apresentam ainda os teores de enxofre, micronutrientes (Boro, Cobre, Ferro, Manganês e Zinco) e contaminantes (Cádmio, Chumbo, Cromo e Sódio) presentes na amostra.

A análise básica de corretivo contempla os parâmetros da Natureza Química e Natureza Física. Os demais (Enxofre, Micronutrientes e Contaminantes) podem solicitados separadamente, conforme a necessidade. Consulte-nos para obter informação sobre preços e pacotes promocionais.

Veja como ficou o laudo completo:

laudo-novo-analise-corretivo

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *