Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Laudo Analise Fisica Solo

Novo Laudo de Análise Física do Solo

Na semana passada mostramos o que mudou no Laudo de Análise Química do Solo, hoje é a vez de mostrar as novidades do Laudo de Análise Física do Solo.

A primeira mudança significativa é que o laudo agora tem mais informação e está com apenas uma página.

Você deve se lembrar que anteriormente este laudo tinha 2 páginas, com gráficos simples, grandes e menos identificação visual. Agora o laudo está mais fácil de compreender e com as informações agrupadas de forma mais prática e mais abrangente.

O primeiro bloco de resultados traz a Composição Granulométrica de forma mais intuitiva e visual. Quando solicitada a análise de Fracionamento da Areia (Areia Fina e Areia Grossa), o resultado ficará bem mais claro neste bloco.

composicao-granulometrica

Na apresentação da classe textural (e tipo de solo) mudou apenas o tamanho do gráfico e o fato de que agora todas as classes aparecem no triângulo, e não apenas aquela na qual o solo analisado foi classificado. A classe textural e o tipo do solo analisado aparecem em destaque acima do triângulo.

classe-textural

O novo laudo também apresenta agora, de forma mais organizada, os resultados de densidade global, densidade real, densidade crítica, densidade relativa e porosidade.

As densidades crítica e relativa são novidades. A primeira refere-se à densidade global a partir da qual se pode levantar a suspeita de que o solo esteja compactado. Essa informação vem da literatura agronômica e cada textura de solo possui uma densidade crítica específica. A densidade relativa é o resultado da divisão da densidade global analisada pela densidade crítica, e mostra, em porcentagem, como está a densidade do solo em relação a um valor de referência preocupante em termos agronômicos.

densidade

Os resultados das análises de Argila Dispersa em Água (ADA) e do Grau de Floculação e Dispersão, bem como o Argilograma com um breve diagnóstico, que antes eram apresentados em um laudo separado, agora fazem parte do mesmo laudo da análise granulométrica.

argilograma

Vale lembrar que a Análise Granulométrica, Argila Dispersa em Água (ADA) e Densidades são análises adicionais à Análise Física do Solo e devem ser solicitadas pelo cliente mediante orçamento!

Veja como ficou o novo laudo!

laudo-novo-analise-fisica-solo

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *