Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Soja Paraguai

Paraguai estima safra recorde de soja e preve aumento na área de 2ª safra

A safra de soja do Paraguai em 2016/17 foi estimada em mais de 10 milhões de toneladas, disse a repórteres nesta segunda-feira o ministro da Agricultura, Juan Carlos Baruja, criando expectativas para o que pode vir a ser uma colheita recorde para o quarto maior exportador de soja do mundo. “Informarmos o presidente que estamos projetando uma safra recorde de soja”, disse o ministro durante coletiva de imprensa. “Pela primeira vez, a colheita ultrapassará 10 milhões de toneladas.”

A safra começou com preocupações sobre o fenômeno La Niña, que tende a trazer clima excessivamente seco para o Paraguai. Mas as chuvas ficaram acima das expectativas, ajudando a produção a alcançar mais de 4 mil quilos por hectare em algumas áreas, rendimentos superiores ao do ano passado. Com o final da colheita, que no país acontece entre fevereiro e março, já temos o início do plantio do milho e da soja safrinha.

Os cultivos já foram plantados em grande parte da área projetada para este ano, mas ainda não é possível estimar se alcançaram ou superaram as superfícies do ano passado. No caso do milho safrinha, foram 1.000.000 hectares plantados na safra anterior. Para a soja safrinha, foram 780.000 hectares. O presidente da União de Grêmios da Produção (UGP) do país, Héctor Cristaldo apontou que, atualmente, há mais entusiasmo por parte dos produtores para a soja safrinha, devido ao melhor preço em relação ao ano passado.

Por outro lado, o preço do milho se encontra em queda, embora a relação custo-rendimento seja mais vantajosa para os produtores do que a soja, além de oferecer ao solo as condições mais propícias de rotação e sustentabilidade.

Lembrando que a Laborsolo também está presente no país vizinho! A Laborsolo Paraguay está na cidade de Hohenau (Itapúa), à Ruta VI Km 38,5 e disponibiliza aos produtores de todo o país seu portfólio completo de análises laboratoriais de solo, tecido vegetal, corretivos, fertilizantes, sal mineral, bromatológica e água para agricultura.

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *