Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Cadastro Ambiental Rural

Doutores da Terra: 7ª Edição do Programa já está no ar!

Série de Artigos: Podcast Doutores da Terra

Nesta 7ª Edição do Programa Doutores da Terra contamos com a presença da Engenheira Agrônoma, mestre em Agronomia e especialista em Meio Ambiente Mary Silvia Ferro. Ela é nossa convidada para falar sobre o CAR (Cadastro Ambiental Rural), suas perspectivas quanto a prorrogação do prazo, dificuldades encontradas pelos produtores e consequências do não cadastramento.

Mary Ferro também lembra que o Cadastro Ambiental Rural é apenas o primeiro passo a ser dado pelo proprietário ou posseiro de área rural. Após o cadastramento, o órgão ambiental fará a análise do cadastro e convocará este proprietário para avaliar as necessidades de recomposição ambiental. Para isso o proprietário ou posseiro deverá apresentar o PRA (Programa de Regularização Ambiental), para isso precisará contar com um responsável técnico que irá propor um projeto de recuperação da área que, em alguns casos, poderá ser explorado economicamente.

Ela destaca 3 pontos importantes no programa:

  1. A baixa adesão do Rio Grande do Sul, que é resultado de um pedido do próprio governo estadual, que ainda não tem uma legislação definida, principalmente no que diz respeito às áreas de banhado e os pampas.
  2. As consequências do não cadastramento no prazo, que além de impedir o acesso a financiamentos futuros, impede que os produtores usufruam de áreas consolidadas e que façam uso comercial das Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL)
  3. A falta de informação de pequenos proprietários de imóveis de lazer que possuem características rurais e que também são obrigados a fazer o cadastro ambiental rural

Confira agora mesmo!

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *