Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Podcast17

Podcast Laborsolo: #17 – Análise do Risco Agronômico: Uma análise do ambiente de produção

Neste podcast Dr. Roberto Fioretto explica como a Análise do Risco Agronômico avalia o ambiente de produção (ambiente radicular) na extensão de 0 a 40cm, estratificado entre 0-10, 10-20 e 20-40. Os 12 elementos que compõe o IQS são analisados em cada um dos perfis, identificando a performance de cada um dos elementos em cada um dos horizontes analisados. Isso facilita e melhora a efetividade do diagnóstico da fertilidade do solo, classificando a qualidade do solo e analisando o risco agronômico de uma área. Avaliando de forma uniforme e global toda a fertilidade do solo, em todo o ambiente radicular.

Essa análise é fundamental para produtores, investidores, arrendatários e toda a classe agronômica, permitindo uma classificação mais ampla de performance do seu solo, considerando não apenas cada um dos fatores isoladamente (normalmente 8), mas trabalhando o balanço dos 12 elementos, da mesma forma que o DRIS analise a nutrição da planta.

Num futuro breve a Análise de Risco Agronômico fará parte de um processo de certificação, que garantirá o selo “Solo Fértil” a um talhão ou propriedade como um todo. A Laborsolo acredita que isso poderá trazer bons frutos aos produtores que estão preocupados em manter a fertilidade do seu solo, garantindo lucratividade, reduzindo os riscos e tornando a produção mais estável e com investimentos mais focalizados nas limitações de cada área.

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *