Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Podcast Laborsolo: #19 – Condutividade Elétrica Do Solo

Podcast Laborsolo: #19 – Condutividade elétrica do solo

No podcast #19 o Dr. Roberto Fioretto comenta a importância da condutividade elétrica do solo para a saúde da planta.

A condutividade elétrica é uma medida do percurso da condução elétrica e na agronomia uma das formas de se medir a condutividade elétrica é através da análise do extrato de saturação. Ela é uma medida indireta, que indica a quantidade de íons presentes numa solução, e essa quantidade de íons são interpretados como íons nutrientes como K, Na, Cl, etc, ou seja, a salinidade do solo.

Essa medida é importante para verificar se a planta não está perdendo água para o solo, ao invés de absorver água do solo, diminuindo a absorção de nutrientes pela planta. Também é fundamental realizar esta análise antes da semeadura, já que se a semente encontrar um ambiente salino ela não irá germinar e se desenvolver.

É importante destacar que essa medida é momentânea, se há um excesso de chuva, um período de estiagem ou mesmo se a chuva atingir uma área com palha ou outros resídios o resultado será impactado pelo volume de água, o colhão de palha, tipo de palha e a condição hídrica do solo. Tratando-se assim de um resultado de monitoramento, não sendo necessário a colocação de equipamentos de mapeamento, pois é efêmera, e muda rapidamente, diante da radiação do sol.

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *