Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Podcast 21: IQS - Entendendo O Rating

Podcast Laborsolo: #21 – Índice de Qualidade do Solo: Entendendo o rating

Neste podcast contamos com a presença dos Engenheiros Agrônomos Conrado Fioretto e Carlos Eduardo Almeida, que explicam como funciona a classificação do IQS num rating que varia de DD- a AA+, trazendo uma avaliação qualitativa para o IQS que é quantitativo, desta forma cria-se uma série de faixas que traduzem as condições do solo no momento da análise.

Também é discutida a importância do “+” e “-” presentes no rating, que é a relação entre IQCS e IQPS, que indicam a reversibilidade das limitações presentes numa área. Se essa limitação é proveniente das características ou das propriedades do solo, indicando se a reversibilidade dessa situação pode ocorrer no curto ou longo prazo e com qual grau de investimento.

Outro ponto abordado é o grau de risco, inspirado nas agências internacionais de classificação de risco, o IQS apresenta uma avaliação qualitativa e uma quantitativa, o que permite, através da estratificação identificar a melhor forma de manejo, e as melhores estratégias para contornar esse risco, garantindo a estabilidade de produção a partir da melhora do IQS.

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *