Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Soja 2015 2016

Para sojicultor do PR e MS é tempo de se preparar para a 1ª Análise foliar

No estado do Paraná, segundo dados do Deral e Seab, já foram plantadas mais de 51% dá área destinada ao cultivo de soja. Isso coloca o estado na dianteira do plantio, aproveitando as boas condições climáticas provocadas pelo El Niño na região. O estágio atual é muito mais adiantado do que na safra passada, quando neste período tinhamos semeado apenas 38% da área total.

Na região de Toledo 100% das lavouras já estão semeadas e na região de Campo Mourão já chegam a 75%.

O mesmo panorama é encontrado no Mato Grosso do Sul, onde a semeadura já beira os 30%, bem acima do registrado no ano passado quando, por conta da estiagem, estava em 5,6%.

Esse cenário coloca o produtor de soja em um momento de espera, contando com a ajuda do clima na região, é terminar a semeadura e esperar o desenvolvimento.

No Paraná algumas áreas já estão em fase vegetativa e dentro dos próximos 15 a 20 dias devemos encontrar as condições ideais para a realização da primeira análise foliar.

Este momento é crucial para o bom desenvolvimento e adequada nutrição vegetal. Acompanhar de perto o crescimento, talhão a talhão, aguardando o terceiro trifólio é fundamental para agir rápido e, através da análise foliar, diagnosticar qualquer tipo de deficiência nutricional ou toxicidade para a planta.

Neste estágio inicial, a correção da nutrição via foliar é mais eficiente, e agir preventivamente, fazendo o diagnóstico correto da necessidade da planta poderá garantir o aumento da produtividade.

Fale com a Valquiria no (43) 3338-5738 ou com a Andréia no (45) 3378-1202 e já peça suas embalagens para envio das amostras de folhas. Lembrando que é importante os cuidados com a coleta e envio das amostras, sendo necessário o uso de sacos de papel para enviar. Confira as dicas clicando aqui.

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *