Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Novo Laudo Analise Quimica Solo

Novo Laudo de Análise Química do Solo

Como já dito no post sobre a inserção do Mehlich 3 para extração de fósforo lábil, a Laborsolo está implementando muitas mudanças na área de tecnologia da informação e gestão da qualidade. Essas mudanças resultaram também em um novo formato de apresentação dos resultados de nossos laudos.

Para começar, iremos mostrar as mudanças e novidades do laudo de Análise Química do Solo, afinal você deve estar recebendo os resultados de suas análises agora, já com o novo formato.

Primeiro ponto que você deverá se atentar é que agora os resultados estão melhor agrupados, separados em: Propriedades e Características, Macronutrientes Catiônicos, Macronutrientes Aniônicos, Micronutrientes, Reação do solo, Índices de Saturação, Restituição do Equilíbrio da Saturação e Capacidade Tampão – Nível Crítico.

O segundo ponto importante é que os níveis de suficiência agora ganharam espectros e estão mais visuais, assim como já acontecia com o laudo de análise de tecido foliar (DRIS). A variação vai do verde (médio) ao vermelho (extremamente baixo ou extremamente alto).

O terceiro ponto, e porque não o mais importante para quem já estava acostumado com nosso laudo anterior, é que agora em cada grupo os elementos estão distribuídos em ordem alfabética! No campo de reação do solo, por exemplo:

 

LAUDO ANTERIOR LAUDO NOVO
Primeira coluna Primeira coluna

pH em CaCl2

pH em SMP

pH em H2O

pH em CaCl2

pH em H2O

pH em SMP

Segunda coluna Segunda coluna
Acidez Trocável (Al+2)

Acidez Potencial (H + Al)

Acidez Não Trocável (H+)

Acidez Potencial (H + Al)

Acidez Não Trocável (H+)

Acidez Trocável (Al+2)

 

As demais mudanças principais foram:

Apresentação da Matéria Orgânica (M.O.S) e Fósforo Remanescente (P-Rem) no bloco inicial de Propriedades e Características.

propriedades

Apresentação separada dos Macronutrientes Aniônicos (Fósforo e Enxofre) sendo o Fósforo agora apresentado em Mehlich 1 e Mehlich 3.

anionicos

Apresentação visual dos níveis de suficiência para valores relativos no bloco de Capacidade tampão – nível crítico.

capacidade-tampao

Se você ainda não fez análises químicas de solo recentemente e está curioso para ver como ficou o laudo novo completo, é só conferir na imagem abaixo!

laudo-novo-analise-quimica-solo

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua a quase 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *