Londrina (43) 3338.5738
Toledo (45) 3378.1202
Passo Fundo (54) 3315.7604
Coleta Amostra Solo

Quando fazer a análise de solo? Há uma melhor ‘época’ para coletar as amostras?

A análise de solo é fundamental para o planejamento anual de uma propriedade agropecuária (Sim! As propriedades com foco na pecuária também precisam ficar atentas!).

Culturas anuais

Para as culturas anuais o ideal é fazer a coleta logo após a colheita da última safra (seja ela safrinha ou safra de inverno), este período costuma também coincidir com o final da estação das chuvas, início da estação seca, onde ainda está presente um pouco de umidade no solo.

Além disso este período que gira em torno de 90 a 120 dias antes do plantio da safra de verão é fundamental para a realização dos procedimentos de correção de acidez (calagem ou gessagem) e de fertilidade (adubação).

Culturas perenes

No caso das culturas perenes a coleta deve ser realizada logo após a colheita.

Solicite corretamente sua análise de solo

Ao solicitar a análise química de solo na Laborsolo você terá, na análise básica, a análise química de micro e macro nutrientes.

É importante solicitar também a análise de P-rem, diversos estudos (leia aqui) tem apontado que o uso frequente de NPK tem propiciado reservas de fósforo no solo, o que dispensaria a sua aplicação anual. A melhor forma de verificar se há ‘estoques’ de fósforo na sua área é através da Análise de Fósforo Remanescente.

Se você utiliza o Sistema de Plantio Direto, é bom realizar regularmente uma análise em diferente profundidades (0-10, 10-20 e 20-40).

Também é importante não descuidar de questões como a compactação, realizando análises físicas regularmente.

Você pode clicar aqui e ver também um infográfico que fizemos que demonstra todos os cuidados com a análise de solo.

NUNCA É DEMAIS LEMBRAR:

  • Procure realizar anualmente a análise química e física do solo
  • Faça a divisão das áreas/talhões a partir de critérios específicos como composição do solo (cor, teor de argila/areia, relevo, vegetação e histórico de adubação)
  • Siga os protocolos para coleta de amostras (clique aqui para ver)

PRINCIPALMENTE POR AFETAR O SEU BOLSO!

Um diagnóstico de fertilidade do solo correto pode levar a economia de insumos, principalmente fertilizantes;

O diagnóstico correto de acidez do solo, num tempo adequado para aplicação de corretivos, garante um pH adequado, que contribui para o máximo desempenho e disponibilidade dos nutrientes aplicados via adubação.

Fale com seu engenheiro agrônomo o momento ideal para análise de solo é agora! Converse com nossa equipe e conheça também o PHP Mix.

Laborsolo Laboratórios

A Laborsolo Laboratórios atua há 30 anos com Análises Agronômicas. Nosso portfólio é amplo (solo, folha, alimento animal, água, fertilizantes e corretivos) e estamos focado no desenvolvimento de tecnologias que auxiliem no dia a dia do Agronegócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *